quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Economia

Porto de Cingapura

Destacam-se Cingapura e Malásia, por causa da sua elevada renda per capita e seu alto grau de industrialização. Os outros países, exceto Brunei, são predominantemente agrários, com pouquíssima industrialização e baixa renda per capita.
Graças aos investimentos estrangeiros a Malásia e, principalmente, Cingapura tiveram um rápido crescimento industrial.  Outros fatores que contribuíram para a industrialização de ambos foram: a mão-de-obra barata, disciplina (com poucas greves) e a relativa estabilidade política, muito diferente da dos outros países, que tem uma política conturbada, com frequentes guerras, movimentos de guerrilhas e violentos conflitos internos e/ou de fronteiras.
Cingapura, que é um dos Tigres Asiáticos, se destaca por seus diversos tipos de estabelecimentos industriais e por ser um entreposto do comércio mundial. O porto de Cingapura (na Cidade de Cingapura – capital e maior centro urbano do país) é uma importante rota de navegação internacional do oceano Índico pra o Pacífico.

Arroz é o principal produto agrícola de quase todos os países e o alimento básico da população, seu cultivo é praticado em vales fluviais de forma intensa, com grande produtividade. É denominada agricultura de jardinagem, com intenso uso de mão-de-obra e grande aproveitamento do solo. A Tailândia é o primeiro exportador mundial de arroz.
Também são importantes produtos agrícolas: borracha, café, cana-de-açúcar, chá, pimenta-do-reino, óleo de palmeira, a copra e o óleo de coco. Malásia, Indonésia e Tailândia fornecem 77% da produção mundial de borracha.
Graças às plantações de Luçon, as Filipinas são o principal produtor e exportador mundial de copra e óleo de coco (80% do comércio internacional).
A grande extensão das florestas e sua riqueza em madeira de qualidade (teca, ébano, sândalo) tornam a exploração florestal uma atividade importante para a economia dos países.  Os principais recursos florestais se encontram em Myanmar e na Tailândia.
Na Tailândia há um intenso cultivo de plantas das quais são extraídos dois narcóticos: o ópio e a heroína. São exportados clandestinamente pela Tailândia e é muito importante para a economia do país.
A pesca é uma atividade econômica importante, especialmente na Malásia e na Tailândia.
A indústria mineral é dominada pelo petróleo da Indonésia, que o exporta. Outros produtores importantes são: Malásia, Bornéu, Brunei, Myanmar e Tailândia.
O ramo mais destacado da mineração metálica é a extração de estanho. A Malásia e a Indonésia são os primeiros produtores mundiais.
           Os setores modernos que se destacam são: o têxtil, o químico e a metalurgia

16 comentários:

  1. muito bom esse blog me ajudou muito no trabalho de geografia.
    parabéns para as donas

    ResponderExcluir
  2. IREGULAR,CHATO,VAW APENDE AH ISCLEVE 1 SAT DILEITO.

    ResponderExcluir
  3. ADOREI O BLOG DE VOCES .ME AJUDOU DEMAIS EU ESTAVA DESESPERADA MUITO OBRIGADA! E VOCES SÃO MUITO BONS CONTINUEM ASSIM QUE VOCES TERAO GRANDES AVANÇOS!!!!

    PS:DENISE
    manaus-AM

    ResponderExcluir
  4. lecaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada!!
    amei o blog de vocês e que tenha futuro

    ResponderExcluir
  6. Bom demais
    Vai me ajudar na apresentação do trabalho de geografia

    -Bárbara , BELO HORIZONTE , MG

    ResponderExcluir
  7. Esse comentário pode passar despercebido, quando minha mãe não está em casa eu vou até o jardim e me cubro de terra para fingir que sou uma cenoura

    ResponderExcluir
  8. Ótimo.
    Me ajudou bastante, obrigada!

    - Valentina Arraes, Jundiaí- SP

    ResponderExcluir
  9. O grafico da renda per capta é de qual ano?

    ResponderExcluir